terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Eneagrama - Estudo de Personalidade

A palavra Eneagrama tem origem no grego e significa nove pontos.

O eneagrama foi idealizado originalmente por Don Richard Riso e posterior colaboração de Russ Hudson.

O psiquiatra Claudio Naranjo e outros participantes deste grupo transmitem este conhecimento, da maneira que conhecemos hoje.

O que era uma tradição oral virou um diagrama elaborado com fluxos de flechas apontando para os pontos de stress e, no sentido inverso à flecha, de neutralização do vício emocional. Diversos estudos e escolas de Eneagrama surgiram e passaram a explorar este conhecimento antigo e desenvolvendo aplicações bem sucedidas na Psicologia, na Espiritualidade, no mundo dos negócios, nas artes e em diversos outros campos do conhecimento.

 Enfim..

O Eneagrama é um sistema utilizado para ajudar as pessoas a se conhecerem melhor e, assim, possibilitar-se trabalhar aqueles aspectos que atrapalham sua vida e a de outras pessoas. Cada um dos 9 pontos representa um grupo básico de pessoas, com suas características, atitudes, formas de atuar e motivações, que são em bom grau semelhantes dentro de cada grupo. Assim, o Eneagrama ajuda, de forma consciente, a compreender que as pessoas de cada grupo são bastante parecidas, vendo a vida e o mundo sob o filtro de seu próprio tipo. Da mesma forma ensina que cada tipo tem dificuldades de compreender a aceitar a visão dos outros tipos. O reconhecimento de que as pessoas têm diferentes percepções sobre a realidade, que é vista egoicamente de forma subjetiva, certamente fornece uma significativa ajuda aos relacionamentos interpessoais.

No entanto, a partir de uma certa idade o homem precisa aprender certas coisas sobre a vida, necessárias à sua defesa e sobre sua essência. Aí surge o que é denominado de falsa personalidade ou ego. São características individuais adquiridas, as quais se diferenciam de conformidade com vários fatores externos, principalmente a leitura da criança sobre "como seus pais a vêem e como gostariam que fosse". Trata-se de uma estratégia desenvolvida pela criança para agradar aos pais e autoproteger-se, mas que acaba se tornando compulsiva, dominando-a e ditando seu comportamento, sob as benesses do automatismo e da inconsciência.

Segundo esta visão o Ser Humano vive em 2 níveis; um das aparências e o outro da realidade. Há que se separar do primeiro, que não é confiável, para reconectar-se com o segundo. Quando se entende melhor a própria personalidade adquire-se mais liberdade. Não se pode prescindir da personalidade, mas combater seu exagero. Ao permanecer apenas no ego o homem não sai da sua condição de máquina. De fato, sob o domínio do ego, perde-se de vista uma consciência que se conheceu um dia. Cada um está dormindo enquanto egóico, segundo ensinam as tradições esotéricas, mas acham que estão plenamente conscientes e despertos.

Cada tipo egóico  tem seu centro de ação. Três tipos são intuitivamente mais fortes, três outros tipos são sentimentalmente movidos e os outros três tipos são mentalmente regidos. De acordo com o sentido das flechas (que ilustra esta dinâmica energética), são apontados aonde cada ego cresce ou cada ego se torna mais primitivo exacerbando as suas cacterísticas de defesa.
 


A primeira imagem ilustra o sentido em que cada tipo necessita caminhar pra seu crescimento pessoal, e à margem da imagem, está a divisão das tríades de acordo com seu ponto mais forte:

- Mental

- Emocional

- Intuitivo

Cada tipo também possui o seu centro principal, secundário e reprimido, de ação. Por exemplo:

Ego 1 - Exigente e perfeccionista

Centro principal - instintivo

Centro secundário - emocional

Centro reprimido - mental

As virtudes de cada tipo egóico representam o polo das suas características regentes, de ação. O ponto que necessita ser trabalhado para desenvolver-se com inteireza.

Um outro conceito importante considerado pelo Eneagrama é o de que o homem deve estar alinhado ou com seus centros ou inteligências em equilíbrio para que possa desenvolver-se. No Ser Humano em desarmonia observa-se a predominância da função de um centro sobre as dos demais. O homem físico é aquele no qual a função intintiva-motora prevalece sobre as demais. No homem emocional os sentimentos é que tomam a frente e, no homem intelectual, a função do pensamento é que prevalece. Assim, os trabalhos de enquadramento, observação e mudança preconizados por este sistema enfocam os 3 centros ou inteligências mencionadas e cria a possibilidade, após o equilíbrio, de que o homem acesse seus centros superiores ou utilize melhor seus recursos internos.

A idéia central do Eneagrama é que as pessoas de cada um dos 9 grupos têm uma característica específica dominante ou um traço negativo principal, que é o suporte dos demais, o qual precisa ser descoberto para que se possa desindentificar-se dele. Este traço, também denominado defeito principal, é difícil de ser reconhecido por estar muitas vezes maquiado por aparentes qualidades. Contudo, com o desmonte desta viga principal, toda estrutura egóica poderá ruir. É importante atentar-se também para o fato de que cada um tende a privilegiar os aspectos de sua vida onde é perito, perpetuando inconscientemente sua condição de prisioneiro da mecanicidade, rigidez e comodidade.

Um site bom para mais pesquisas (e de onde tirei grande parte do que escrevi):

www.cursosdoeneagrama.com.br

É o site administrado pelo professor que esteve aqui este fim de semana, e deu o curso dos subtipos egóicos (que pode ser tema de algum outro post).

Essa reciclagem pessoal deve ser constante. Quem entra no caminho do auto conhecimento está fadado a crescer continuamente. Pois quando se tem um conhecimento, se tornas responsável
por ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário